Seja bem-vindo Professor(a)! 

Este site vai proporcionar aos professores a inclusão do seu perfil pessoal dentro do site, incluir atividades e informativos das disciplinas que leciona e conteúdos trabalhados durante as aulas no laboratório de informática.

Em resumo, é  uma ferramenta valiosa para os professores, fornecendo recursos educacionais, oportunidades de colaboração, suporte para o desenvolvimento profissional e facilitando a comunicação e a gestão das atividades escolares.

Ao longo da última década o computador tem tido um desenvolvimento exponencial, tanto na velocidade de processamento das informações quanto na criação de programas que possibilitam os usos mais variados dessa tecnologia, sendo uma das tecnologias que mais têm contribuído para a promoção de mudanças sociais e econômicas. Assim, o computador vem adquirindo uma importância cada vez maior para o desenvolvimento das mais diversas atividades (saúde, lazer, trabalho, educação, etc.)

Proporcionando rapidez, comodidade e segurança a seus usuários, acredita-se que a inserção do computador no ambiente escolar oferece possibilidades de melhoria do trabalho dos professores e da aprendizagem dos alunos, já que as práticas educativas supõem processos comunicativos intencionais e os vínculos entre estes dois elementos (educação e comunicação) se estreitaram sensivelmente, na contemporaneidade.

Como afirma Papert (1994, p. 06), A mesma revolução tecnológica que foi responsável pela forte necessidade de aprender melhor oferece também os meios para adotar ações eficazes. As tecnologias de informação, desde a televisão até os computadores e todas as suas combinações, abrem oportunidades sem precedentes para a ação a fim de melhorar a qualidade do ambiente de aprendizagem, [...] 

Assim, a escola e os professores se vêem diante da possibilidade de utilizar os recursos disponibilizados pela informática para construir e difundir conhecimentos, centrando seus esforços nos processos de criação, gestão e regulação das situações de aprendizagem. A escola não pode ignorar os avanços das TCI, que transformam as formas de comunicar, trabalhar, decidir e pensar, pois 

As novas tecnologias podem reforçar a contribuição dos trabalhos pedagógicos e didáticos contemporâneos, pois permitem que sejam criadas situações de aprendizagem ricas, complexas, diversificadas, por meio de uma divisão de trabalho que não faz mais com que todo o investimento repouse sobre o professor, uma vez que tanto a informação quanto a dimensão interativa são assumidas pelos produtores dos instrumentos. (PERRENOUD, 2000, p. 139) 

É importante ressaltar que ao incorporar os computadores às atividades de ensino, a escola pública poderia contribuir para a democratização do acesso à informação e às variadas formas de produção e disseminação do conhecimento, favorecendo a inclusão digital dos seus alunos, que passariam a ter acesso a essa tecnologia e a beneficiar-se de sua utilização nas atividades de ensino.